Fabio
1 - O que você vende?
Pão. De vários tipos: caracol, coco, milho, amanteigado, carteira, bisnaga ao leite, francês, com creme e baguete.
2 - Quem é teu público?
Muita gente. Comercial, residêncial e quem passa na rua.
3 - Quanto custa?
Qualquer pão R$ 0,35
4 - Como você vende? Como divulga o seu trabalho?
“Fooomm”, toca a buzina e diz: “Olha o Fabião fazendo pouco barulhão, não acha ruim comigo não, chegou o pão: caracol, coco, milho, amanteigado, carteira, bisnaga ao leite, francês, baguete.”
O cara, o negócio
Bastaram duas buzinadas para quatro clientes sairem de um escritório. Fábio é bastante eficiente no atendimento: separa os pedidos; entrega; recebe e faz o troco com agilidade, utilizando a pochete que é uma verdadeira caixa registradora onde as notas ficam separadas em bolsos e divisões. Um minuto depois o vizinho já estava abanando a mão para chamar o Fábio e a sua padaria móvel.
Comunicação
De maneira geral, a aparência do negócio é muito boa, passa a imagem de higiene, com os cestos de pães organizados e limpos. A variedade e a comodidade são outros fatores que atraem a clientela, enfim, é pãozinho fresco na porta de casa.
Fábio me explicou que faz a venda em três etapas: Atraí o cliente, apresenta o produto e fecha a venda. Para isso usa a buzina e grita algumas frases de sua autoria.
Upgrade
Uma sugestão para dar um upgrade nos negócios do Fábio é a criação de um uniforme e uma identidade visual para o negócio. Outra indicação seria o uso de ferramentas online (twitter, email, etc) que tornassem possível a comunicação da padaria móvel com a clientela antes da chegada nas portas. Lá poderiam ser divulgadas novas variedades de pães, especiais do dia, produtos correlatos (bolachinhas, manteiga caseira, doce-de-leite, etc) e interagir com os que quizessem fazer encomendas.
